Semana Estadual do Livro de Incentivo à Leitura

Porto AlegreSexta-Feira, 15 de Março de 2019

Notícia

Semana Estadual do Livro de Incentivo à Leitura

Caro associado:

A Câmara Rio-Grandense do Livro criou a Semana do Livro, em 2005, para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril), instituído pela Unesco em 1995. Desde sua primeira edição, foram mobilizados parceiros de várias regiões do Estado que se dispuseram a promover ações que pudessem o livro, a leitura e a literatura em destaque no período.  

Em 2015, o evento ganhou nova dimensão, ao ser promulgada a Lei 14.673/15, e passou a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS, sob a denominação de Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura. E, assim, ficou estabelecido que ocorreria, anualmente, de 18 a 24 de abril, e que as  escolas estaduais e as bibliotecas públicas  deveriam integrar-se a sua programação.   

Desde então, a Semana passou a ser realizada em conjunto pelo Governo do Estado e pela CRL com a adesão de escolas, bibliotecas, livrarias, editoras, autores e outros parceiros comprometidos com a construção de uma sociedade mais leitora.

Este ano, para lhe dar maior visibilidade, decidiu-se concentrar vários eventos de sua programação na Casa da Cultura Mário Quintana, onde o Teatro Bruno Kiefer está reservado, da manhã à noite do dia 23, em nome da CRL, para que realize a 17ª edição do Encontro de Promotores de Eventos Literários .— que ocorria na Feira do Livro de Porto Alegre até alguns anos atrás .—, em parceria com o Conselho Estadual da Cultura, a Associação Gaúcha de Escritores e outros parceiros.

A diretoria da CRL pretende, também, voltar a realizar a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor .— que, lamentavelmente, não pôde ocorrer, no ano passado, devido à falta de recursos .—, no mesmo local e na mesma data, pela noite, para o que está tratando de captar o apoio necessário.

Caso a solenidade se concretize, serão homenageados cinco Amigos do Livro, a Personalidade do Livro/2018 e a Biblioteca do Ano/2018, além dos titulares e funcionários de empresas associadas que tenham cumprido, a partir de abril de 2017, 25, 35 ou 50 anos de trabalho ininterrupto na área do livro. Solicitamos, a propósito, que nos informem se há alguém, nesta empresa, que se enquadre nestas condições.

Excetuando-se os dias 19 (Sexta-Feira Santa) e 22 de abril (segunda-feira, data em que a CCMQ não abre), todos os dias, de 18 a 24, haverá atividades relacionadas com o livro, a leitura e a literatura em diversas salas daquele espaço cultural, a cargo do Governo do Estado e seus parceiros, e surgiu a possibilidade de a CRL promover uma feira de livros, no dia 23, das 10 às 21h, na Travessa dos Cataventus, se o tempo estiver bom, ou no hall do prédio, se estiver chovendo.

Caso esta empresa tenha interesse em participar da Feira do Dia do Livro, queira nos comunicar pelo e-mail adm@camaradolivro.com.br. Esclarecemos, a propósito, que cada expositor deverá levar mesa de até 2m e poderá utilizar, ainda, até dois expositores pequenos ou duas caixas de saldo. Toalhas de mesa azul marinho serão disponibilizadas pela CRL.

O valor da taxa de inscrição será de R$30,00.

Cordialmente,

Isatir Bottin Filho

A origem do Dia Mundial do Livro

A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.

Tags

Deixe seu comentário: