Câmara do Livro leva editoras gaúchas para Bienal do Rio

Com parcerias do Governo do Estado e o Sebrae, dez editoras do RS participam do evento internacional que segue até o próximo domingo

Para proporcionar novas experiências e ampliar o conhecimento no meio literário e editorial, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) organizou uma viagem com dez editoras gaúchas para participar da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que ocorre de 1º a 10 de setembro. A presença dos profissionais ocorreu graças a uma união de esforços que envolveu o Governo do Estado e o Sebrae.

O Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPC), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, custeou o local onde o estande da CRL fica no evento. Já o Sebrae ajudou com metade dos gastos para a montagem do estande e na contratação das pessoas que trabalham no evento. O restante dos custos é dividido entre as dez editoras.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, explica que essa é a retomada de um projeto antigo, que foi paralisado por um período, e que deseja inserir o Rio Grande do Sul nos eventos de grande porte no centro do país. “Ano que vem a gente vai estar na Bienal de São Paulo e queremos estabelecer um cronograma de eventos, buscando cada vez mais parcerias que possam subsidiar a ida das editoras e da própria Feira do Livro”, destaca. Na Bienal, Ledur ainda participa de uma roda de conversa sobre os eventos literários e as políticas públicas e estratégias de cooperação.