Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Escritor, diretor e cineasta premiado nacionalmente tem no conjunto de sua obra a história do Rio Grande do Sul como ambiente

Prestes a completar 81 anos de vida, o escritor e cineasta Tabajara Ruas foi anunciado nesta quinta-feira (10), durante coletiva de imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro, como o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento literário ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

Apesar de ter formação como arquiteto, a relação de Tabajara Ruas é mais estreita com a literatura e o cinema. Ruas tem em sua trajetória 11 livros publicados no Brasil e traduzidos em 10 países, incluindo A região submersa (1978) — publicado primeiro em Portugal —, Netto perde sua alma (1995) — vencedor do Troféu Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa, em 1996 —, O Fascínio (1997) e Detetive Sentimental (2008). Ruas ainda publicou livros infanto-juvenis, como a trilogia Diogo e Diana, escrita em parceria com Nei Duclós, e as novelas Gumercindo e Minuano — esta recebeu o Troféu Açorianos de Melhor Obra Juvenil, em 2014.

Na sétima arte, a produção é tão extensa quanto a literária. Tabajara trabalha em cinema desde 1978 como diretor, roteirista e produtor. Adaptou, junto de Beto Souza, a obra Netto perde sua alma, em 2001, que recebeu no Festival de Cinema de Gramado o Kikito de Melhor Filme. Ainda assinou o roteiro de outros projetos, como Anahy de las Misiones e O Tempo e o Vento. Em 2007, lançou o documentário longa-metragem Brizola – Tempos de Luta, sobre o político Leonel Brizola. Os Senhores da Guerra, em que foi diretor, roteirista e produtor, foi um dos oito selecionados para o Festival de Cinema de Gramado de 2014 e recebeu o Prêmio Especial do Júri e de melhor Atriz Coadjuvante. A obra está em cartaz no Canal Brasil e no Now desde fevereiro de 2019.

“Recebi com enorme alegria o convite para ser patrono da Feira do Livro. Era um sonho. É o sonho de todo escritor gaúcho e eu não sou diferente. Faremos um bom trabalho nessa feira no sentido de promover o livro, atrair leitores, principalmente a juventude”, comentou Ruas.

Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a escolha de Tabajara Ruas é uma homenagem ao escritor que ajudou — e ainda ajuda — a formar a identidade gaúcha. “É uma grande honra poder reconhecer na Feira do Livro esse autor que é um dos pilares da literatura e cultura brasileira, que traz em suas obras o amor e o carinho pelo nosso Estado. Os mais jovens poderão conhecer mais a fundo grandes clássicos como Os varões assinalados e O amor de Pedro por João”, destacou.

Quem é Tabajara Ruas

Nascido em Uruguaiana, em 1942, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Por sua atuação política durante a ditadura militar, viveu no exílio entre 1971 e 1981, morando no Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.

O escritor e cineasta já foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, recebeu a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e o título de cidadão de Porto Alegre. Em 2020, foi agraciado com o Troféu Escritor do Ano do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras.