“Noite do Livro” tem casa cheia e revela Jubilados

Nesta terça-feira, 25, o Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, no Centro Histórico, foi palco de bons encontros e histórias durante a “Noite do Livro”. Entre as autoridades presentes, prestigiaram o evento nomes como Beatriz Araujo, secretária de Estado da Cultura do RS e Benhur Bortolotto, diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Sedac-RS. Ao seu lado, demais autoridades, escritores, ilustradores, tradutores, entidades, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, patronos da Feira do Livro de Porto Alegre, ex-presidentes da CRL, jornalistas, editores, distribuidores e livreiros. Contadores de histórias, apresentaram a noite e completaram a plateia de mais de 100 pessoas.

A solenidade que reconhece os esforços realizados durante o ano de 2022, agraciou os “Amigos do Livro” – Sopapo Poético, Sebrae, ESPM e Patrícia Langlois, a “Personalidade do Livro” – Gilberto Schwartsmann, a “Premiação Especial”, que foi para a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, de Santa Rosa – bem como os “Jubilados” – profissionais das empresas associadas que tenham completado 25, 35 e 50 anos de dedicação ao livro. Os agraciados desta edição foram revelados no evento: Simone Bottin – 25 anos, Jussara Nunes Martins e João Cláudio Cervo – 50 anos.

“Foi emocionante podermos nos encontrar novamente e estarmos juntos em prol da formação de leitores. Todos que estiveram conosco trabalham com este mote o ano todo. Precisamos estar unidos para fazer com que cada vez mais haja pessoas abrindo e lendo livros. Nosso sonho é que o “Abril Livro” ganhe forças a cada ano até tornar-se costume”, complementa Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

O mês de abril marca a passagem do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril, nascimento de Hans Christian Andersen), do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco (23 de abril, falecimento de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega).

Até o final do mês editores, livreiros, parceiros, escolas, bibliotecas, coletivos e centros culturais estão mobilizados para que possamos realizar promoções, sessões de autógrafos, saraus e todo tipo de evento criativo que coloque o livro no centro e marque este período tão importante na literatura. Os encontros e a programação estão sendo promovidos e divulgados pela entidade, realizadora também da Feira do Livro de Porto Alegre. A ideia é que o livro tome conta de espaços em todo o Rio Grande do Sul.

IMAGENS – Créditos: Carlos Macedo

Apoio: Espaço Força e Luz