“Abril Livro” chega para celebrar a leitura

Ação inédita da Câmara Rio-Grandense do Livro retoma a programação deste mês importante na literatura e convida entidades, escolas, bibliotecas e interessados a realizarem atividades que coloquem o livro, a leitura e a literatura em destaque entre os dias 1º e 30 de abril de 2023. Os encontros propostos devem ser inscritos neste link e farão parte da programação, sendo promovidos e divulgados pela entidade. A ideia é que o livro tome conta de espaços em todo o Rio Grande do Sul.

O mês de abril marca a passagem do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril, nascimento de Hans Christian Andersen), do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco (23 de abril, falecimento de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega).

Tradicionalmente, a CRL promoveu a Semana do Livro (hoje instituída em Lei) e, depois destes últimos anos sem poder realizá-las, chega a hora de ampliar o tempo, as ações e a visibilidade da leitura e da escrita, cada vez mais importantes na formação de todos os povos.

No dia 25 de abril, terça-feira, às 19h, a Câmara realiza a solenidade que reconhece os esforços realizados durante o ano de 2022, agraciando os “Amigos do Livro”, a “Personalidade do Livro”, a “Biblioteca do Ano”, bem como os “Jubilados” – profissionais das empresas associadas que tenham completado 25, 35 e 50 anos de dedicação ao livro. O encontro para convidados e homenageados acontece no Teatro Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, no Centro Histórico.

“Nosso objetivo é mobilizar editores, livreiros, parceiros, escolas, bibliotecas, coletivos e centros culturais para que possamos realizar promoções, sessões de autógrafos, saraus e todo tipo de evento criativo que coloque o livro no centro e marque este período tão importante na literatura. O nome “Abril Livro” nos remete a um trocadilho do que mais desejamos e para o qual trabalhamos o ano todo: a formação de leitores”, complementa Maximiliano Ledur, presidente da CRL.

Imprima o calendário e anote seus eventos favoritos!